quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Canto & Encanto da Poesia de Janeiro de 2010



O blog paulista, no mês de janeiro, apresenta a poesia da escritora Rosana Rios,associada da regional SP.
Obrigada pela participação e um grande beijo.
Regina Sormani




ALAKAZAM



Voei o mundo num tapete mágico,

as mil e uma noites revivi;

visitei xeques, sultões e califas

para cumprimentá-los aprendi:

Shalam Aleikam!

Aleikam Shalam!

Histórias de Sherazade eu ouvi

enquanto alguém dizia: Alakazam!



Vi o sol se pôr atrás dos minaretes,

vi o sol nascer e pintar a manhã;

senti as areias do deserto, quentes,

onde passam camelos,

caravanas

e os mercadores sempre em seu afã;

Ouvi os encantadores de serpentes

Enquanto alguém dizia: Alakazam!



Havia gênios presos nas garrafas,

havia grutas cheias de tesouros,

havia príncipes que se curvavam

e me diziam: Shalam Aleikam!

Havia djins e magos

poderosos,

havia palácios esplendorosos

Enquanto alguém dizia:Alakazam!



Fechou-se o livro, acabou-se a história

e mesmo Sherazade se calou.

Foi-se o Oriente intenso dos meus sonhos

quando a realidade retornou...



Mas a palavra mágica não morre:

se eu me lembrar, ela não será vã.

Para acordar as mil e uma noites,

Sei que basta eu dizer: Alakazam!


Alakazam
in "Palavras Mágicas". SP: Studio Nobel, 2010.
Poemas de Rosana Rios. Ilustrações de Mariana Massarani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário