segunda-feira, 8 de março de 2010

PÁGINA DO ILUSTRADOR - 1 - 03/2010

PÁGINA DO ILUSTRADOR - 1 - MARÇO DE 2010

CARLOS AVALONE

Todos os meses um ilustrador da AEILIJ Paulista será convidado para enriquecer este blog e encher nossos olhos com o encanto de seu trabalho.
Nesta primeira edição convidamos Carlos Avalone, veterano do quadrinho nacional e hoje ilustrador de literatura infantil e juvenil.
Você pode acompanhar sua biografia e muitas incríveis curiosidades sobre o mestre nestes links:
Contatos:
avalone.art@hotmail.com
13 3231-4347

E agora, com a palavra, formas e cores, Carlos Avalone...

Eu fiz essa ilustração para um livro de inglês para crianças de 7 a 8 anos. A editora é a FTD.
É uma ilustração de rotina, não há nada de especial, curioso ou engraçado para falar dela.
Então, para não ficar sem assunto eu vou mostrar aqui como ela foi feita.
Eu faço ilustrações digitais usando três programas. O Adobe Photoshop eu uso para fazer
ilustrações de livros didáticos. O Adobe Illustrator para ilustrações vetoriais que poderão ser
usadas em vídeos ou websites em Flash. E o Corel Painter eu uso para fazer artes de livros
infantis, pois é um programa que simula com perfeição as técnicas tradicionais de desenho e
pintura, como guache, óleo, lápis de cor, etc.
Então, essa é uma ilustração digital, é para livro didático e foi feita usando o Adobe
Photoshop. Vamos ver como foi, em 6 passos.






















PASSO 1
Uma das diferenças entre uma ilustração
tradicional e uma digital é que na tradicional
o ilustrador trabalha sempre em uma única
superfície, a folha de papel. Já na digital ele
pode usar camadas, como se cada uma fosse
uma folha de papel, e distribuir nas camadas
as etapas da produção da arte. Se errar numa
etapa é só deletar aquela camada e fazer de
novo, preservando as etapas anteriores.
No Photoshop eu abri a primeira camada e fiz
a base do esboço. Nessa etapa eu não me
preocupei com detalhes, apenas com as
formas e a composição da cena.






















PASSO 2
Eu abri uma nova camada e fiz nela o esboço
mais detalhado. Observe que eu usei cores
diferentes no esboço para torná‐lo mais
legível. Um esboço feito só com uma cor
pode ficar confuso quando tem muitos
elementos.






















PASSO 3
Na terceira camada eu fiz o traço principal
em preto juntamente com os traços
coloridos. É esse esboço que vai para revisão
e aprovação do editor ou do diretor de arte.






















PASSO 4
Depois que o esboço volta da revisão eu faço
as correções ou alterações pedidas. A fase de
esboço está terminada, agora começa a fase
de finalização da arte. Eu abri a quarta
camada e fiz nela o traço em preto definitivo,
que vai receber as cores.






















PASSO 5
Na mesma camada do traço eu fiz as cores
chapadas. Veja que eu rebaixei as cores da
janela para ela ser empurrada para segundo
plano na cena. Nesse passo eu acrescentei
também algumas estampas ou texturas nas
roupas, salientei as bochechas dos
personagens com uma cor mais quente e
coloquei batom na boca da mulher.






















PASSO 6
Aqui eu abri uma nova camada, acrescentei
as sombras e coloquei umas luzes onde achei
conveniente. Pronto, a arte está feita.
Muitos ilustradores usam passos diferentes
para chegar a esse mesmo resultado. Espero
que tenham gostado da demonstração.
Quem quer ver mais ilustrações nesse estilo
que eu uso para didáticos, ou no estilo
pintura digital que eu uso em livro infantil,
pode visitar meu website em.www.avalone.art.br
























Até o próximo mês com um novo mestre...

Um comentário: