sexta-feira, 16 de março de 2012
quinta-feira, 15 de março de 2012
Vice-Versa de março de 2012
Caros amigos!
Em março, temos o prazer de receber as entrevistas de JP Veiga e Angela Leite de Souza, ambos escritores e ilustradores. Angela é associada da regional mineira da AEILIJ e JP associado da regional RJ
Obrigada pela participação e um beijo grande.
Regina Sormani
2 - Sabemos que o primeiro haicai que vc fez, foi sobre o nariz da sua tia, conte-nos como vc dominou o haicai e porque vc gosta de escrever nessa técnica tão dificil?
quinta-feira, 8 de março de 2012
MURAL 27 - MARÇO DE 2012

O Mural é uma agenda cultural postada todo início de mês,
porém, editada ao longo do mês conforme os eventos surgem.
A agenda das bibliotecas é renovada semanalmente.
Amigo associado de qualquer cidade do Estado de São Paulo,
contribua...
aguardamos notícias dos eventos do interior.
____________________________________________
NOTICIAS DE ASSOCIADOS
Colega associado, de toda parte, se tiver uma noticia para nós,
por favor nos envie para que possamos divulgar.
Jamais se sinta desprezado;
sua noticia pode não estar aqui
porque não sabemos a respeito dela,
nos ajude. Obrigado
J P VEIGA
Primeiro lugar no portal nuvem de livros, aqui.
REGINA DRUMMOND
"Pessoal, acabou de ficar pronto meu livro novo, escrito com a querida amiga Rosana Rios: O DESPERTAR DAS TATUAGENS, pela Giz Editorial.
A pré venda já começou, no site da editora: www.gizeditorial.com.br
E você ainda ganha um brinde especial. Faça já o seu pedido!
Beijos e boa leitura!"

ALEX GOMES
CRIS ALHADEFF
3 livros de Alex Gomes foram selecionados para o pregão da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza para compor as bibliotecas móveis nas salas de aulas do Ensino Fundamental!
Entre eles, dois ilustrados por Cris Alhadeff: Festa do Calendário e Condomínio dos Monstros, editados pela Editora Rhj.

"Meu livro "Pra Voar Mais Alto" (Editora Biruta, 2011) foi selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para fazer parte do Catálogo 2012 da Feira do Livro de Bolonha, na Itália.
Meus agradecimentos a todos que fizeram parte desse projeto, principalmente à minha editora Eny Maia, que apostou na minha loucura de misturar a narrativa com devaneios e um sonho que se repete, transformando meu texto neste livro lindo. : )
Abaixo, a tradução.
"A história deste livro parece traduzir a experiência de muitos meninos que, como Quequé, perderam o pai e tiveram que se adaptar a difícil realidade de conviver com o namorado da mãe. Contudo, utilizando-se de uma narrativa que transborda sutilezas e cuidado, a autora consegue ultrapassar o tema e apontar para outras soluções. Aprender a lidar com seus próprios sentimentos no limite entre a realidade e a fantasia pode ser uma alternativa bem mais interessante para um menino de 11 anos crescer. O design de cores fortes, com diferentes tipos de letras e desenhos de Camila Matos, enriquecem a história." "
http://fnlij.org.br/imagens/arquivos/catalogos%20bolonha/Bolonha%202012.pdf

SIMONE PEDERSEN
Premiada na Acadeia Caxiense de Letras
OFICINEIROS E CONTADORES DE HISTÓRIA
Edital
Bibliotecas abrem inscrições para propostas de oficineiros e contadores de histórias
De 7 de fevereiro a 12 de março, estarão abertas inscrições para interessados em prestar serviços para a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas como Contadores de Histórias e Oficineiros (nas modalidades “Oficinas Livres”, “Fanzines nas Zonas de Sampa” e “A Hora e a Vez do Vestibular).
Em cada edital, o proponente poderá inscrever até três propostas diferentes, que poderão ser entregues nas Bibliotecas Monteiro Lobato (região central), Viriato Corrêa (Zona Sul), Cora Coralina (Zona Leste), Mário Schenberg (Zona Oeste) e Álvares de Azevedo (Zona Norte). Cada local realizará inscrições em dias e horários diferentes, como indicado no edital. Para inscrições via Correios, será considerada a data da postagem.
Para cada proposta inscrita, deverão ser reunidas três cópias da ficha, do formulário e da documentação exigida no Edital. A Comissão Julgadora, a ser nomeada pela Secretaria Municipal de Cultura, classificará cada proposta como “habilitada” (credenciada) ou “não habilitada”, sem ordem de classificação. O resultado será válido por um período de 18 meses, renovável por 18 meses, a partir da publicação no Diário Oficial.
Neste período, a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas contratará os profissionais habilitados para composição da grade de programação cultural de acordo com as necessidades de seus programas e projetos e disponibilidade orçamentária. A habilitação não garante a contratação.
Conheça os editais na íntegra e faça o download dos formulários nos links abaixo. Em caso de dúvidas, entre em contato por tel. 11 3675 6727 ou por email projetosbibliotecas@prefeitura.sp.gov.br
Edital nº 1/2012 - Oficineiros
Íntegra do Edital (formato pdf)
Ficha de Inscrição e Formulário do Projeto (formato word)
Edital nº 2/2012 - Contadores de Histórias
Íntegra do Edital (formato pdf)
Ficha de Inscrição e Formulário do Projeto (formato word)
Acesse nos links abaixo a relação de locais para inscrição e os endereços das Bibliotecas Públicas, Pontos de Leitura, Bosques da Leitura e Ônibus-Biblioteca administrados pela Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas.
Locais e horários para inscrição (formato pdf)
Endereços da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (formato pdf)
PROGRAMAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DE SÃO PAULO
CIIQUE AQUI PARA VER A REVISTA ONLINE
domingo, 4 de março de 2012
AVE MARIA
para o arco-íris não ir embora
O meu sonho sempre foi ser freira ,chamar-me Maria. Mas, nasci com asas, sem ser anjo. Posso me aproximar de Deus, de outra forma. Consigo subir até Sua casa. Antes de a noite acordar, pela manhã, as irmãs libertam a respiração do convento pelas janelas: tum-tum, tum-tum! Escuto o coração do convento pulsando em reza. Ah! Se não fosse ave, seria freira! Como é encantador ouvir os passos delas, flutuando pelo piso frio do convento como se voassem sem abrir as asas. Logo, começam as xícaras de café a tocar piano e eu sinto o aroma do café.
O convento é um grande ninho onde moram anjos em forma humana. Gosto de sobrevoar os telhados e sentir o calor que erradia das suas janelas. O próprio sol visita as suas dependências e depois se esparrama pelos seus pátios e frestas. Fico tão emocionada que arrulho de encantamento.
Às vezes, sinto saudades do cheiro verde das matas e voo até lá. Como é extasiante sentir odores tão diferentes! A maresia que salga as narinas...o café quente do convento. Os perfumes do banho dos humanos que andam de um lado para outro, como formigas trabalhadeiras.
Sou mesmo uma ave privilegiada, testemunho a história desse povo, todos os dias. De um lado, as doces beatas, do outro, o mar salgado, de bolhas molhadas. O vento traz folhas da mata que acariciam rostos humanos.O chafariz respinga lágrimas de felicidade nesse solo abençoado.
Outro dia, muitas nuvens se aproximaram do convento. Extasiada, deitei-me sobre o telhado e permiti que as as águas doces da chuva me banhassem de todas as minhas decepções. Eu aceitei quem eu era. Como havia seres humanos e animais, havia eu: ave. Tantos similares e tantos diferentes, convivendo com as árvores e mares, chuvas e risadas. Únicos e realizados. Filhos da natureza. Pais de nossos sonhos.
Eu sempre quis se freira. Mas, nasci ave. Acho que a vida foi muito generosa comigo. Não sou uma pomba qualquer. Sou uma ave brasileira, alegre como uma cigana, viajando entre o mar, a mata e a cidade, num tapete mágico movido a vento.
Sou uma ave maravilhada.
Sou uma ave desta terra santa.
Simone Pedersen
sexta-feira, 2 de março de 2012
QUEM CONTA UM CONTO
