Nesta edição apresentamos Monika Papescu
Monika nasceu em São Paulo numa família de artistas. Formou-se em Comunicação Visual e seguiu para Londres onde estudou Graphic Design e Multi Media pelo Westminster Institute e Ilustração pelo Chelsea College of Art. Voltou a São Paulo, formou-se em cenografia, figurino e indumentárias pelo CPT – SESC e Produção Gráfica no SENAC-SP.
Mora hoje com esposo e as filhas Rafaela e Nina em Santo Antônio da Patrulha - Rio Grande do Sul, num sitio com gata, éguas, ovelhas, carneiros, cabras, lagartos, tartarugas, codornas, galinhas e segundo suas palavras "nem sei mais quem".
Escreveu e ilustrou vários livros; outros mais ilustrou; fez ainda capas de revistas.
Desenvolve pequenas animações e faz bonecos para contar histórias.
Participa de feiras de livros, festivais de contadores e projetos de leitura no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Desenvolve projetos de incentivo à leitura em municípios do interior como o "Semear em Glorinha" em Glorinha - RS e "Arquipélago - de Atlantis e Açores" na APAE de Santo Antonio da Patrulha - RS.
Recebeu o prêmio de melhor figurino de teatro amador com o espetáculo “O Flato ou a Comédia da Vida Privada” 1999 e melhor animação pelo Prêmio Gaúcho de Arte Eletrônica 2008.
"Como diz o Papescão, meu pai, “o que é fácil não tem graça”. É por isso que sou uma eterna estudante e fuçadora de novidades seja de técnicas, materiais, equipamentos ou o que for.
Gosto de estar sempre renovando e surpreendendo a mim mesma. Assim como nunca percebemos nosso próprio sotaque, eu demorei a perceber meu estilo. Hoje fico muito feliz quando as pessoas reconhecem meu trabalho no meio de tantos outros.
Nas minhas ilustrações eu uso e abuso da cor, dos contrastes, das complementares, das texturas que fazem as imagens saltarem. Ilustração tem vida própria, resta a nós criá-las (sem pretensões divinas).
Eu trabalho com ilustração em várias linguagens e dimensões; ilustrações no papel, cenários, bonecos e um pouco de animação. E tem dado certo pois recebi o prêmio “artistas gaúchos 2009” de melhor animação e sou finalista no “prêmio artistas gaúchos” para melhor ilustrador.
Neste trabalho para os “áudio-livros” eu me preocupei com a textura pois o público destas obras são pessoas de baixa ou nenhuma visão. Apesar das capas dos CDs não terem textura, isso me serviu como ponto de partida para criar e a idéia é expor todo o processo de estudos e desenvolvimento nos encontros da narradora com o público alvo em centros e institutos especializados.
A primeira ilustração foi feita em linogravura. A imagem de um rosto andrógeno e o mundo inserido na história sai ou entra pelos ouvidos que são os olhos dessas pessoas."
O passo seguinte foi apurar o entendimento da imagem, mudei então para o papel cortado.
E por fim apliquei as cores.
Para cada projeto eu gosto de conhecer o autor, conversar, saber das preferências e, antes de aceitar o trabalho, penso muito para saber se eu me encaixo no perfil do livro e do autor. Aprendi que não posso aceitar um trabalho e passar pelo sufoco de desenvolver vários estudos, rascunhos, ilustrações e nunca agradar ao autor ou à editora pois no final todos sairão frustrados e um livro é para a vida toda.
Convido a todos para uma nem tão breve visita ao meu site, para conhecer meus outros trabalhos e peço que façam seus comentários, pois é bom saber o que as pessoas da mesma área têm a dizer.
Tudo de bom.
Papescusss"
Escreveu:
- “Acorda o Sol, Don Aderbal”, editora Autêntica, 2010
Escreveu e ilustrou:
- “Peixinhos”, editora Formato 2008
- “1, 2, 3 da Bicharada”, editora Studio Nobel, 2002
- “A B C da Bicharada”, 2ª edição, editora Studio Nobel, 1999
- “O rapto das Flores Cantantes”, editora Paulinas, 1997 (esgotado)
- “O Crocodilo Gigante e a Mosca que não era dessa história”, o Estadinho, 1996 - SP
- “À procura da Máscara”, editora Loyola, 1994
Ilustrou:
- “as meninas da janela”, de Jonara Nifa, 2010
- “Outras fábulas”, coleção do projeto Livro Livre, texto de Cristina Marques 2010
- “Áudiolivros: a cultura da inclusão” narração de obras literárias por Letícia Schwartz (capas dos encartes dos cds) 2010
- “jogos de inventar, cantar e dançar, texto de Viviane Juguero, ed. Livreto 2010
Capas dos cadernos do Cilégio Objetivo (2009):
- “Minicontado”, texto de Ana Melo, 2009 (capa) 2009
- “Viver e aprender português de 1º ao 5º ano” editora Saraiva, 2007 (didático)
- “A Menina que descobriu a Noite”, editora Ícone, 2001: texto de Pámela Duncan
- “A velhinha que mudou o tempo”, editora Paulinas, 1996: texto de Juciara Rodrigues
- “Português Palavra e Arte”, editora Atual, 1996 (didático)
- Capas de revistas “O Hebreu”e “Beit Chabad”, 1996 – SP
www.monikapapescu.com
Contatos:
E-mail:monika@monikapapescu.com
Telefone: 51-8222-5774
ILUSTRADOR
Gostaria de divulgar seu trabalho na página do ilustrador?
Mande mensagem para contato@danilomarques.com.br
Muito ilustrativo, adorei.
ResponderExcluirEstevão Machado Athaydes
Muito bom! Parabéns pela inspiração.
ResponderExcluirParabéns, Irma!!
ResponderExcluirO seu trabalho é realmente muito bom! Criativo, sensível e vivo!!