segunda-feira, 28 de março de 2011

Pé de Meia Literário 17

PÉ DE MEIA LITERÁRIO (17)

O QUE CABE NO GOSTO PELA LEITURA


Há anos faço parte dessa turma que pensa a leitura na perspectiva do gosto e do prazer. Hábito é outra coisa e se inscreve na galeria das coisas mornas, repetitivas, sem sentidos novos.
Pensando assim, escrevi um roteiro, que apresentei em um seminário em João Pessoa, parte do integrante do Prazer em Ler, programa de incentivo à leitura implementado pelo Instituto de Educação C & A.
A ideia do roteiro, que segue abaixo, é mapear todas as significações que cabem dentro do “gosto” pela leitura.
Vamos lá.


1. Cabem os verbos: perguntar, responder, imaginar, inventar, voar, sonhar, abrir, pensar, informar, deduzir, inferir, relacionar, intertextualizar, conversar, dialogar buscar, anotar, registrar, opinar, argumentar, decidir, propor, narrar, rabiscar, mexer, programar, resumir, editar, codificar, decodificar, representar, escolher, compartilhar, seduzir...


2. Cabem as qualidades da palavra: porosidade, segurança, mediação, trajetória, liberdade, criatividade, imaginação, disponibilidade, repertório, gratuidade, pluralidade...


3. Cabe um acervo: plural, diverso, variado, renovado, disponível, organizado, representativo...


4. Cabe um espaço: adequado, arejado, de bom tamanho, ajustado ao seu objetivo, simpático, equipado, aconchegante, oferecido, nominado, bem localizado...


5. Cabe um mediador que:
-seja leitor
-queira se constituir como formador de leitores
-seja sujeito do seu processo pedagógico
-seja aberto a novas aprendizagens
-seja curioso, provocador
-seja crítico, paciente e impaciente
-seja criativo
-seja disponível ao diálogo


6. Cabem atividades rotineiras:
-organização do acervo
-disposição criativa do acervo
-apresentação de livros novos
-empréstimo
-leitura oral de textos
-rodas (de leitura, de crítica, de propaganda, etc...)
-varal de propaganda
-manutenção do mural (novos/eu li/eu gostei/recortes, etc)
-empréstimos para os pais e mães
-reposição de acervo
-orientação a pais/mães e professores/as
-registro da história do espaço

7. Cabem atividades de formatos inventados, criativos, diferentes, fora de rotina:
-feira de trocas
-saraus
-noite de terror
-tarde do avesso dos contos de fada
-pé de livros
-corredores
-um livro que mexeu com a minha cabeça
-entrevistas
-concursos e premiação
-visitas
-autor homenageado/estudado/lido.

Cabem, enfim, um outro tanto de idéias, propostas e significados que cada um de nós, que trabalhamos com a leitura da leitura, queira incluir.
E dessa forma, ampliar o nosso pé de meia literário.

Sampa, março de 2011
Edson Gabriel Garcia
(Educador e Escritor)

3 comentários:

  1. Olá! Regina,
    Gostei muito do seu pé de meia.rsrsrs
    Lindo texto!
    Cristina Sá do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

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  2. Oi, Cristina querida!
    Obrigada pela participação, mas, a página Pé de Meia Literário é escrita pelo Edson Gabriel Garcia, um amigo muito querido. A postagem foi minha pque sou coordenadora regional da aeilij paulista. Fico feliz ao saber que vc acompanha nosso blog.
    Bjão,
    Regina Sormani

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  3. Seu Pé de Meia é coisa boa mesmo...
    Brincava de pés descalços no campinho da beira do rio, pés mais velozes que corcel e relâmpago, e cá estou agora nesse Pé de Meia aprofundando meus conhecimentos, e, o que é mais importante, sem perder o gosto de ser menino, mesmo que lá no fundo do fundo do coração, pois seus textos geralmente causam isso, Edson.
    Ganhei meu sábado matutino.
    Marciano Vasques

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