quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Um texto natalino

UM NATAL ASSIM...

Para uns, a data máxima da Cristandade, para outros, uma data puramente comercial. Pelo menos é mais visível hoje o aspecto mercantilista. Para alguns, nem uma coisa nem outra: apenas um momento de harmonia interior e de preparo para a passagem do ano, quando então o planeta terá cumprido mais uma translação em torno do astro Rei.
Mas, é nós? Que acreditamos no manto da poesia a cobrir as nossas cidades, nós que esperamos pela sociedade onde os homens voltem a ter o olhar do menino. Nós estamos preparados para o Natal? Qual deles?
Fugir da corrente nem pensar. Estamos no mundo, e por mais que não queiramos ele está em nós. Corrida para os presentes, cartão de crédito, crediários, dívidas, panetones...É o espírito do capitalismo dando a sua contribuição. Mas há um Natal a nos espreitar, o tal manto a nos aguardar. E é ele que nos interessa. Um Natal onde o presente renasça com sorriso na esquina do futuro, e rememore os bons momentos.
Para os que acreditaram na justiça e agiram em retidão, para os que divulgaram a poesia, e acreditaram na literatura infantil como o diferencial de aproximação entre adultos e crianças. Para os que não se omitiram diante das falcatruas, os que não sacrificaram o intelecto em benefício de um cargo, para os que acreditaram que sempre vale a pena a conversa, para os que não silenciaram diante do talento do outro, e aplaudiram com olhos marejados o sucesso de um amigo. Para os que não formaram grupinhos fechados e abriram o coração para que todos pudessem divulgar a sua palavra, para os que não usaram os seus relacionamentos em benefício próprio mantendo em silêncio o nome do outro, acreditando piamente que, ao não ser citado, o outro revela a sua própria inexistência, para os que lutaram a cada dia por um mundo menos violento, mesmo que apenas ofertando um sorriso, para esses, e para nós, um Feliz Natal.
Um Natal autêntico, que ultrapasse o sentido religioso, e possa aproximar os homens pela vontade de organizar a felicidade e a alegria. Um Natal que possa permanecer em cada alma, durante o ano, que perfure os bloqueios dos preconceitos, e abra frestas e festas entre as intempéries da rotina, permitindo a cada um que varra os porões da mente, refaça sempre a sensatez onde pedem caos, e remova os entulhos do medo e da incerteza.
Um Natal que seja além da eterna teimosia de se acreditar em confraternizações, e depois, poucos dias depois, permitir que a intenção seja esmagada no cotidiano.
Um Natal que nos identifique com o mais puro querer, com a mais sincera vontade, com a palavra justa, precisa e necessária, que nos devolva o analgésico da amizade verdadeira, a voz acalentada a nos dizer que a vida sempre valerá a pena, um Natal onde possamos ver o menino com seus cabelos bailando na valsa dos eucaliptos, saltando valetas a correr em busca da felicidade, onde possamos contemplar a menina abrindo o seu livro repleto de cores e de palavras, e alargando a luz da sala com o seu sorriso encantado. Nós, da AEI LIJ PAULISTA, desejamos de coração um feliz Natal, assim, de amor.

MARCIANO VASQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário