segunda-feira, 17 de maio de 2010

PÉ DE MEIA LITERÁRIO 9

PÉ DE MEIA LITERÁRIO 9

(Edson Gabriel Garcia)

Andando por aí, conversando com professores, alunos dos cursos de Pedagogia e Letras, mediadores de leitura e pais e mães, uma pergunta é costumeira e sempre presente: o que fazer para uma pessoa gostar e ler.

Costumo responder primeiramente que as pessoas próximas dessa que queremos fazer leitor ou leitora também têm que gostar e ler. Elementar. E aí, para não provocar os ânimos dos que me ouvem, sugiro a eles que leiam e comunguem os itens da lista que desenvolvi para esses casos. Serve para todo mundo, por que é simples, indolor, fácil, maneira, leve, suave e...permite adaptações e recriações.

Vamos a ela.


DICAS CONTRA O ESTRESSE NA VIDA MODERNA

1. Tenha livros, jornais e revistas por perto

Livros, jornais e revistas matam a sede de água e acalmam a fome de comida. Não cobram pedágio nem imposto de circulação de idéias. Leitura não é tarifada, não mede pulsos, não mexe no seu bolso. O acesso é ilimitado. O diálogo também.

2.Escolha uma pessoa por semana para conversar

Conversar sobre leituras. Sobre suas opiniões, suas interpretações e entendimentos. Sem medo, com prazer. Fale o que pensou sobre o que foi lido. Descarrega as energias ruins e prepara o coração sentimentos bonitos. A pessoa? Ah! Nesse caso não importa muito, desde que ela queira ouvir você.

3.Escolha uma pessoa por semana para ouvir o que ela tem a dizer

Ouça. Ouvir faz bem. Você aprende com os outros. Ouvindo, você descansa e oferece aos outros oportunidade de falar. Há poucas coisas tão gostosas na vida quanto ouvir alguém que quer falar. AH! Se a pessoa quiser falar sobre o que leu no jornal ou no último livro, estimule-a. De repente, aí pode estar uma dica para sua próxima leitura.

4.Escolha momentos na vida para sumir desse mundo

Calma, calma, calma. Não é nada do que você está pensando. Afaste esse pensamento ruim. A proposta é a seguinte: dedique parte do seu tempo diário para ler. Escolha um lugar gostoso (sua cama, o sofá da sala, a cadeira do almoxarifado, o banco do ônibus, o banco da praça) e desligue-se. Entre de cabeça na leitura: saia desse mundo e entre em outro possível.

5.Viaje sem sair do lugar

Foque sua leitura. Entre no clima. Solte a imaginação. Pergunte-se e pergunte ao texto. Encha-o de porquês estranhos, diferentes, curiosos, gozados, interessantes, incomuns. Viaje na possibilidade. Tente adivinhar o que virá pela frente. Teste sua capacidade de levantar hipóteses. Jogue com o texto. E ganhe. Sempre.

6.Dê livros de presentes

Faça uma festa com isso. Mande bilhetes, insinue, atice a curiosidade do futuro presenteado. Convença-o da gostosura que vai receber. Explique ao homenageado que um livro é para ser lido, amado, saboreado, comido com os olhos, acariciado com as mãos, apertado no peito. Ensine o amigo presenteado, se ele ainda não souber, que um livro faz carinhos no cérebro.

7.Seja curioso/a

Acredite: a curiosidade desloca o ar dos pulmões, abaixa a pressão, faz o sangue circular mais vertiginosamente, acalma os nervos. Seja curioso, pelo menos duas vezes ao dia. Visite novos objetos de leitura, descubra seções interessantes nos jornais, procure entender o que está por trás do que você leu, pergunte o que seus amigos, colegas de trabalho e chefes estão lendo.

8.Passeie com livros

Há gente que gosta de passear com cães, outros com gatos. Há os que adoram passear de carro. Outros de bicicleta. Seja você um sujeito alternativo, uma pessoa diferente: passeie com livros. Os livros não podem gasolina nem coleira nem gastam sola de sapato. Livro é dócil e aceita ser levado a todo lugar. Não pede consumação, não pede sorvete. Só pede atenção e companhia. E retribui em triplo.

9.Leia poemas

Escolha poemas novos, espere o relógio anunciar vinte horas e dezesseis minutos, e ponha-se a ler poemas especiais ao som de todos os barulhos que compõem sua vida. Procure encontrar o tom exato para cada verso. Os versos agradecerão e sua emoção também.

10.Não acredite em listas de dicas contra estresse.

Não acredite mesmo. Principalmente porque a gente é diferente de tudo o que as listas pregam. Mas... se for uma lista contra o estresse da vida moderna que dá dicas sobre livros, leitura e quetais, pode acreditar que dá certo.

(Material inicialmente escrito para a Agenda do Educador, do Programa Prazer em Ler, do Cenpec e Instituto C &A)

São Paulo, maio de 2010