domingo, 12 de dezembro de 2010

PÁGINA DO ILUSTRADOR 13 - CARLA PILLA


PÁGINA DO ILUSTRADOR - 13

Nesta edição apresentamos Carla Pilla, que nos enviou este belo texto transcrito abaixo, cheio de belas ilustrações.

Colorida e animada: é assim que a vida deveria sempre ser. E é assim que ela se torna para mim quando brinco com formas e texturas para ilustrar um livro infantil ou bolar o visual de um desenho animado. Nos últimos três anos, espalhei meus desenhos e colagens por doze livros infantis, que aqui mostro brevemente a vocês. Fui também diretora de arte do projeto de série de animação Bolota & Chumbrega e sou autora das tirinhas Filé de Gato.



O primeiro livro que ilustrei foi O Sapo Zefirelo, em 2008. O autor Péricles de Cenço produziu uma edição independente super caprichada. Para as ilustrações, utilizei pastel oleoso e um toque especial: tinta acrílica "carimbada" no papel usando flores, folhas e galhinhos que busquei especialmente para o projeto.Este ano, Péricles deu seguimento ao projeto com Zefirelo e o Cão, em que utilizei a mesma técnica.



O segundo livro que ilustrei foi Festarola na Biblio, de Lisete Johnson, pela editora Razão. A técnica escolhida foi o desenho à mão livre combinado à pintura digital, para viabilizar as limitações do orçamento. Ficou bem interessante! No ano seguinte produzimos outro livro: As Caveiras Transviadas, com a mesma técnica.


Um livro que me deu muito prazer em ilustrar foi a reedição do Uma Graça de Traça, do super autor Carlos Urbim. Nele misturo materiais diversos como fitas, papéis, tecidos, glitter, lantejoulas, papel de bombom, lápis aquarelável, tinta acrílica... ufa! E muita cola e tesoura, pois foi tudo feito à mão. Uma delícia!


Também pela WS, ilustrei e fiz o projeto gráfico de Minha Mãe é Diferente, de Thais Picada. O livro é para os pré-adolescentes e tem a capa desenhada à mão com pintura digital. As ilustrações de miolo utilizam aguada.


Um Quero-quero me Contou, de Léia Cassol, foi o primeiro livro de uma ótima parceria com a Editora Cassol. Trata sobre lendas e cultura gaúcha. Produzi desde o projeto gráfico até as ilustrações, que foram feitas com caneta Sakura e lápis de cor aquarelado.


Também da editora Cassol, mas para os pequeninos, ilustrei Dandara, o Dragão e a Lua, de Maíra Suertegaray. Assim como em Uma Graça de Traça, foi tudo feito à mão com os materiais mais diversos: tecidos e papéis, miçanças, lantejoulas, botões, algodão tingido... adoro! Para os personagens, pastel oleoso.



O carro-chefe da editora Cassol é a série As Aventuras de Beto e Fê, de Léia Cassol. Marília Pirillo foi quem criou e deu vida aos personagens por um bom tempo, e nos últimos dois anos recebi a divertida missão de dar continuidade às ilustrações. As imagens acima foram para os livros mais recentes: O Último Guardião e O Cofre de Três Segredos. No primeiro, foi utilizado pastel seco; no segundo, que brinca com a linguagem dos quadrinhos, pintura digital.


Minha produção mais recente para a Cassol foi o fofíssimo Diário sem Data de Uma Gata, de Dilan Camargo. A gata é feita em pastel seco, com bigodes de papel. Os fundos das páginas são de tecido e o livro todo brinca com materiais típicos de um diário, como fita adesiva, carimbos, clips e, é claro, muita folha de caderno arrancada e amassada pela gata arteira! Tudo bem manual como convém a um bichano.


E o livro que acaba sair do forno no fim de 2010 é para a Mundo Mirim, de São Paulo. Tem Trem na Linha, de Rita Nasser, é para os pitocos e utiliza colagem digital. Para aproveitar que o trenzinho se desloca por todas as páginas do trilho, escaneei tecidos, desenhos e materiais diversos e fui montando ao longo das páginas os diversos ambientes por onde passa o trem.


É interessante contar que, em paralelo com minhas colagens na ilustração de livros infantis, já brinquei bastante com colagens para a produção de um desenho animado. Bolota & Chumbrega é um piloto de série de animação em que trabalhei por vários meses como diretora de arte, elaborando desde os personagens até os cenários, e que hoje anda viajando por mostras e festivais do Brasil e do mundo. Assistam!


E para encerrar as apresentações, não posso deixar de falar das tirinhas que são o meu xodó. O Filé de Gato surgiu neste ano de 2010 como um projeto independente, aliando a vontade de começar a fazer tiras com a paixão por gatos. Para minha alegria, o blog teve uma aceitação incrível e Pelica e Felpudo já estão virando até produtos... Vida longa ao Filé de Gato!

Portfolio da ilustradora Carla Pilla:
http://www.carlapilla.com.br

Tirinhas do Filé de Gato:

Blog:

Contatos:
carla@carlapilla.com.br
21 8575 9810

2 comentários:

  1. Parabéns, Carla! Belíssimo trabalho!
    Adorei o sapo. Ia dar um príncipe muito charmoso rsrs
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Simone querida!! O Zefirelo nunca pensou em virar príncipe, mas a Traça já virou princesa, rsss...
    Danilo, mais uma vez obrigada por todo o empenho!!
    Beijos,

    ResponderExcluir