segunda-feira, 20 de junho de 2011

São João, uma festa familiar



A festa de São João é comemorada na passagem de 23 para 24 de junho, revivendo-se rituais do fogo daí, a tão famosa fogueira, conhecida em todas as regiões do Brasil. Acender a fogueira é uma maneira de homenagear esse santo tão querido
São João era primo de Jesus e recebeu o nome de Batista porque batizava seus seguidores no rio Jordão, derramando-lhes água na cabeça. Em algumas cidades do interior do estado de São Paulo e de outras capitais, ainda persistem antigas tradições, praticadas em família, ou nos pátios das igrejas, como dançar a quadrilha e armar o pau-de-sebo, um tronco de uns 4 metros de altura, no qual os meninos sobem, com dificuldade para pegar prendas penduradas no topo. Nas cidades grandes, festeja-se o São João nos clubes ou nas escolas. Na Europa, principalmente em Portugal, São João é um dos santos mais populares e é considerado o protetor dos monges.

A ilustração acima é de autoria de José Lanzellotti, publicada na revista Brasil, histórias, costumes e lendas da Editora Três.

Um abraço,
Regina Sormani

Nenhum comentário:

Postar um comentário