quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A história de Heitor

Meus queridos amigos,
Este é o final do capítulo I da história criada pela escritora Nilza Azzi, associada da regional paulista da AEILIJ
Um abraço,
Regina Sormani




A história de Heitor
(final do cap.I)

Mercúrio procurava por alimento cada vez mais longe dos limites de seu território. Percorria os campos, entrava nas matas, farejava a caça, apurava os ouvidos. Lorena estava ocupada em cuidar dos filhotes; ele precisava encontrar alimento para si, para ela e para a ninhada.

Subiu uma encosta cheia de pedras, com pouca vegetação e um único arbusto de galhos retorcidos. Dali podia ter uma boa visão, caso surgisse alguma presa, um roedor ou uma avezinha incauta a procurar insetos entre pedregulhos.

Dali de onde estava, podiam ser vistos, ainda que muito longe, alguns telhados vermelhos. Mercúrio não avançou mais. Teve sorte, pois logo passou a presa que procurava. Deu um salto e a agarrou. Satisfeito, retomou o caminho de volta para a toca.

Quando entrou, Lorena descansava com os filhotes dormindo entre suas patas. Os três eram lindos! A pelagem era muito escura, de um cinza quase preto; os três tinham manchas brancas na ponta das orelhas e da cauda.

Saiu, enquanto sua fêmea comia a caça, e logo voltou com uma fruta que encontrara por perto. Serviria para que ela tivesse a quantidade de água de que precisava. Afinal estava amamentando os filhotes.

A entrada da gruta era meio escondida; o capim estava alto e havia um pequeno grupo de árvores um pouco mais copadas, porque estavam perto do rio. Os dias passaram, as noites vieram mais escuras, os filhotes cresciam, ainda totalmente sob a proteção da mãe. Quando um deles se afastava, ela o carregava com os dentes pelo cangote e recolocava mais perto de si.

Heitor, de todos, era o mais arteiro. Além de provocar os irmãos para as brincadeiras, sempre ia mais para longe de Lorena.

O que Lorena sabia, mas o pequeno Heitor não, é que ali por perto, entre as árvores maiores, morava uma sucuri.

Nilza Azzi 

Apoio teórico:
Fernando Magnani - Biólogo
Diretor do Parque Ecológico de São Carlos / SP




Nenhum comentário:

Postar um comentário