quarta-feira, 20 de abril de 2016

A autora e sua obra - Maria José de Queiroz -


A escritora Maria José de Queiroz é mineira de Belo Horizonte. Nasceu a 29 de maio de 1934, é professora doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Já publicou: contos, romances, ensaios, novelas, infanto-juvenis, poemas, entre outros gêneros.




Na atualidade, sua obra em destaque é JOAQUINA, A FILHA DE TIRADENTES,  publicado pela Topbooks em 1997,  ficção romanceada, cujo tema foi adaptado em formato de  série  e exibido pela Rede Globo, às 23 hs, com o nome de LIBERDADE, LIBERDADE. A série veio resgatar uma figura quase que totalmente desconhecida da maioria dos brasileiros, a filha de Tiradentes.


De acordo com pesquisa feita pela autora em seu livro, Joaquina e sua mãe, perseguidas e humilhadas, após a execução de Tiradentes, refugiaram-se na fazenda de amigos  Voltaram após dez anos para tomar posse do pouco que restara e reassumir uma vida repleta de dificuldades. A autora, com maestria, abordou um tema até então nunca trabalhado. Pesquisou a trajetória, a vida real da filha de Tiradentes, porém, utilizou a ficção ao relatar essa trajetória. A poderosa emissora exibe, com novas cores e imagens, a versão romanceada da história, na pele de seus  charmosos atores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário