quinta-feira, 29 de abril de 2010

Álbum do Blog- Reunião AEILIJSP 28/04/2010


Meus caros,

Nossa reunião de 28 de abril na Assembleia foi excelente, começando com as sugestões para o homenageado 2010. Eis os nomes que surgiram: Ziraldo, Eva Furnari, Pedro Bandeira, Edmir Perrotti, Maurício de Souza, Ruth Rocha e outros. Particularmente, gostei muito da sugestão do escritor Manuel Filho,que não esteve presente, mas, mandou seu recado: o voto dele vai para Francisco Marins, o escritor da juventude. Estou pesquisando vida e obra do autor e depois divulgarei os dados cbtidos.
Falamos a respeito da parceria que a AEILIJSP poderá começar com a Praler, apoiando a vinda de uma exposição de ilustradores aqui para S. Paulo, no Parque da Água Branca. Sem dúvida, o que causou entusiasmo entre os autores foi o bate-papo com a Ceciliany, da FTD. Perguntei a ela o motivo da recusa das editoras em publicar livros de poesia. Ceciliany nos explicou que tem encontrado resistência por parte dos professores em adotar livros de poesia porque não se sentem à vontade para trabalhar com a linguagem poética. Que coisa, não? A seguir, transcrevo a fala do nosso conselheiro Edson Gabriel e suas considerações sobre nosso encontro.



Oi pessoal,

De fato nossa reunião de ontem foi muito boa. Pouca gente, como sempre. Uma pena, pois acho que o grupo poderia se fortalecer mais. De qualquer forma, vamos como dá, sem apressar o rio, pois ele, como disse um sábio filósofo índio, ele corre sozinho.

Duas e meia pequenas observações.
Primeira: além dos nomes já citados, rolou uma sugestão de se homenagear os livreiros pioneiros especializados em LIJ. Talvez uma homenagem coletiva a vários deles. Gostei muito dessa idéia. Dos profissionais do livro, o nome que me parece se encaixa bem no nosso propósito é o da Ruth Rocha. Mas, como disse a condessa Rê Sormani, vamos fermentando e ver o que dá.

Segunda: o bate papo com a Ceciliany foi ótimo. Em cima do que queríamos. Eu particularmente gostei muito da sua resposta à minha pergunta-comentário sobre a literatura para jovens. Entendo que a literatura infantil brasileira é fartamente brindada com talentos da palavra e da imagem e da produção, com produtos belíssimos. Mas não vejo a literatura juvenil, apesar dos talentos - que são muitas vezes os mesmos profissionais - com esse brilho. Ela respondeu que também vê dificuldade em encontrar textos interessantes para esse público e que nos catálogos acabam prevalecendo clássicos e adaptações. (Claro que aqui estou tratando do assunto bem sinteticamente.) E deu dicas ótimas (pena que não é tão fácil assim!) para quem quiser escrever um bom texto juvenil: entrar de cabeça no mundo da moçada, saber o que se passa na cabeça e na emoção do jovem, lidar bem com a linguagem, num sentido criativo, amarrar bem a história e ... surpreender sempre. Taí, quem se habilita!???

Meia observação(final): os nossos coquetéis são gostosíssimos. Às vezes tenho a ligeira sensação de que a gente se reúne para comer e beber e falar abobrinha, usando como desculpa a pauta da aeilijpaulista. Será que estou errado?

Abraços
Edson Gabriel


Abaixo, duas fotos da Ceciliany, palestrando, e algumas outras com o pessoal que estava presente: Edson, Danilo, eu, Nireuda, Alina, a Rosana, futura associada, Maria Luiza, Maria Amália e Fábia.

Um beijo,
Regina Sormani







2 comentários:

  1. Sabe que eu sou da turma do fundão né? risos...

    Gostei muito do encontro , da palestra da Cecilliany...

    Ah, o Edson também é gente boa, risos...

    Sucesso a todos... As fotos estão ótimas... tomara que haja outro encontro logo!

    ResponderExcluir
  2. Sou estudiosa e divulgadora da LIJ e gostei muito do que li sobre a palestra da Ceciliany. Realmente, precisamos de mais estímulo e investimento na LJ. Adoraria ter ouvido as dicas que ela deu!

    ResponderExcluir