quinta-feira, 6 de maio de 2010

PÁGINA DO ILUSTRADOR 3 - 05/2010

PÁGINA DO ILUSTRADOR 3
Maio de 2010

Neste mês Renato Moriconi vem falar um pouco do seu trabalho.


Renato Moriconi trabalha com ilustração há aproximadamente quinze anos. Publicou seu primeiro trabalho aos 12 anos, no jornal da instituição em que sua mãe trabalhava. Aos 14, foi contratado como ilustrador por uma pequena editora em São Paulo, onde ficou até os 18, saindo para montar seu próprio estúdio. Tem em seu currículo muitos livros ilustrados. Como escritor, publicou 3 livros, sendo que um deles será lançado agora em maio, chamado “O Sonho que Brotou”. É graduado em artes plásticas e fez especialização em design gráfico.


Ele nos traz uma apresentação sobre seu mais novo trabalho:


" 'Virou Bicho', escrito por Ernani Ssó, foi um dos últimos livros que ilustrei. Esta ilustração que apresento aqui é de uma inusitada página de rosto.


O livro conta histórias de pessoas que viraram bichos. Dentre os tantos que aparecem nas histórias do Ernani, escolhi o sapo, por causa do logotipo da editora – o aviãozinho da Cia das Letrinhas. Ao ler todo o texto, tinha as diversas histórias em minha cabeça, todas com as ilustrações já resolvidas. Só faltavam as ilustras da capa, páginas de rosto e página de crédito. Levei as histórias para uma conversa com os elementos dessas páginas restantes. Foi quando o sapo, personagem de uma das histórias, me falou que o logotipo parecia com uma apetitosa libélula.



Não pude resistir a um sapo faminto, e realizei seu desejo. Como o logo só aparece na capa e na página de rosto, inseri na página de crédito o sapo satisfeito, depois de ter comido as libélulas e o aviãozinho. Com essa brincadeira, pude criar uma narrativa visual desde o começo do livro."

Renato Moriconi
Email: remoriconi@yahoo.com.br
Conheça mais sobre o autor em http://www.moriconi.com.br/



3 comentários:

  1. sempre adorei o trabalho do Renatinho. posso até dizer que sou fã de fanatico mesmo pelas idéias que ele rabisca, pelo mundo que ele desenha, pela vida que ele... eu ia dizer "colore" aqui, mas seria dizer algo óbvio demais. talvez se eu disser: "pela vida que ele..." consegue transformar num delicioso picolé de chicabom. acho que é isso.
    e meninada, sempre atenta! porque esse menino sempre tira um ás da manga.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia teu trabalho. Fui no site, gostei de muito que vi. :)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou fã declarada você já sabe né? Parabéns de novo pelo trabalho!

    ResponderExcluir