sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

QUINTAS - 43


VERSOS E RUPTURAS DE UMA ALMA PEREGRINA
Sobre o livro
SER Sobreviver em Ruptura,
de Carmen Ezequiel



O primeiro e-book que li foi o livro de Carmen Ezequiel, intitulado "Ser- Sobreviver em Ruptura" uma compilação de inflorescentes joias de uma adolescência limitada pelas circunstâncias próprias da idade.
Carmen tem marcos em minha vida. Foi a primeira blogueira que conheci fora do Brasil, no caso, Portugal, aquele que ela carrega em sua doce alma. Passamos a nos acompanhar, e ela, claro, se tornou uma diretriz emocionante nesse trajeto paralelo e às vezes protagonista da vida.
O texto de Carmen me comove pela intensidade dos estilhaços poéticos que ela arremessa em cada verso, e, no seu caso, uma palavra de vez em quando basta.
Suas palavras são vibrantes, seus verbos, raios fulgurantes de uma alma incansável, que aposta na vida sob quaisquer circunstâncias. É uma poeta para quem Atlânticos são meros detalhes em se tratando de distâncias.
Prefiro pausar nos momentos que me tocam de imediato. Sou fã da palavra. E a dela é profunda, autêntica, pura e cristalina. Sabe onde está o garimpo.
Um dos momentos: "Uma só noite, onde um passatempo infeliz chorou...". Pronto, Já me pegou. Poetas apostam corrida com as ventanias, bem já sabemos, e deixam a sua contribuição ao mundo. Esse é o poema "Dois Rumos". Carmen merece ser divulgada. E de coração. E ser lida, e torço para que isso aconteça brevemente no papel. E esse poema que abre o imenso universo desse coração português, nos fala de paixões teimosas. Que elas vivam para sempre!
Passo por poemas de amor, confessionais, mas que declaram algo precioso para o leitor. O tempo é curto, por isso então o seu poema cresce, se expande, e se torna aflito, numa doce aflição que nos resgata o melhor de nós, aquilo que não se pode ocultar quando estamos nas mãos da poesia.
Se Carmen me emocionou sempre como pessoa, como poeta devolve para minha alma o prazer de ler. É estética, é aventureira, é cuidadosa.
Mas vamos ao livro:
Um café costuma ser solitário. Esse é o seu requinte da alma, esse é o seu estatuto: Diriam os bêbados que ainda bebem as últimas luzes da madrugada. E é num poema assim que ela expõe a velha e nunca ultrapassada dualidade mente&corpo.
Continua em seu amoroso confessionário, com poemas românticos apropriados para os que sofrem errantes na arte de amar. Um dos poemas recebe o título de "Estranha dependência", mas é isso mesmo.
O poema mente verdades inatacáveis. "Não preciso de ti". Continua Carmen no seu velejar poético falando de amor, de loucura, de quereres, de angústias.
Alguns poemas revelam um certo misticismo, clamam por anjos, pedem ajuda, buscam o transcendental. A personagem do poema é jovem, "Vinte anos é um sopro".
Já em 4 de Outubro de 1997, vai confessando que amadureceu. O poema "Para Sempre" é tocante. A menina que é mulher que é menina, que é criança, que é louca menina, mulher.

Foi bom Carmen Ezequiel ter recolhido esses poemas. Assim pude ter o privilégio de conhecer a sua trajetória. Ninguém é apenas o momento que passa. Ao contrário, é o desfrute de uma história, uma implantação de sulcos e de hematomas, que traduzem a alma.
" O silêncio do teu sorriso faz falar o meu olhar de alegria". Lá estou eu em outro poema. E sigo em frente. "Ser poeta é ser alguém". Não se esqueçam.
"Na descoberta de mim" enveredei pela poesia, e Carmen Ezequiel bem fez em reunir poemas de várias fases de seu crescimento. Agora, depois dessa varredura "espiritual", ela está pronta para a grande ruptura, na qual irá emergir acima da vida cotidiana e das coisas que não se movem.
Se me pediu para que lesse o seu livro, deve entender que faço tal coisa com o coração, esse é o meu olhar. Alguns poemas são andanças, trilhas, como "Astrologia", são ensaios, breves monografias, pensares. Em 2002, 2008, lá vai ela, agora dizendo o que é, o que deve ser.  E vem nos dizer o que é saber viver, em plenitude.
Realmente, Carmen, a poeta, é um ser em ruptura. A moça do Alentejo, de signo cigano, reside num local onde pode finalmente melhor olhar as estrelas.

MARCIANO VASQUES


Um comentário:

  1. Obrigada!
    Para obter o livro em papel ou em e-book entre no link anexo:
    http://www.corposeditora.com/site/mostra_obra.asp?idcoleccao=29&idobra=503

    Que bom que as minhas palavras chegam a tantos outros quer seja pelo mar ou pelo vento, quero simplesmente que cheguem.
    Adorei, amigo Marciano.
    Beijo com carinho
    Carmen Ezequiel

    ResponderExcluir