segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O autor e sua obra - Oswaldo Storni- Importante Ilustrador Brasileiro

 As viagens de Marco Polo
 Quo Vadis?


Os três mosqueteiros


Pessoal!
Achei interessante compartilhar esta pesquisa a respeito de Oswaldo Storni, ilustrador de livros infanto-juvenis.
Um abraço,
Regina Sormani


Oswaldo Storni, um dos grandes desenhistas doTico-Tico, nasceu em 25 de abril de 1909, no Rio de Janeiro. Iniciou sua atividade profissional aos 16 anos de idade. Recebeu instruções de seu  pai, Alfredo Storni que foi  um mestre da caricatura e criador de dois personagens cômicos do Tico-Tico: Zé Macaco e Faustina. Storni trabalhou em diversas editoras e revistas e durante 20 anos colaborou nas publicações do Tico-Tico e O Malho. De 1950 em diante passou a ser ilustrador fixo da Companhia Melhoramentos, na qual ilustrou inúmeros livros. Sempre trabalhando com bico de pena, enriqueceu as edições da Melhoramentos com um traço solto e seguro, às vezes, lembrando as ilustrações do grande Gustavo Doré, como na ilustração acima elaborada para o livro "As Viagens de Marco Polo". Storni também deixa uma forte presença de brasilidade ao desenhar personagens como o Bugre do Chapéu de Anta, criado por Francisco Marins. Storni nunca se desligou da Melhoramentos. Além de desenhista, escreveu inúmeros contos para crianças e foi, junto com Arthur Thiré, quem iniciou no Tico-Tico o gênero de aventuras nos moldes americanos. Faleceu em 10 de julho de 1972.

9 comentários:

  1. Oswaldo Storni era maravilhoso!Que traço!
    E tinha premonição: em 1955 desenha Gigante da Fama sobre El Cid, que se antecipa ao rosto e roupagem do Cid de Heston: é absolutamente igual!
    evaldo
    evaldo_braz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alexandre! Procurei, mas, não consegui encontrar. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Espetacular ilustrador, nosso Gustave Doré.

    ResponderExcluir
  4. Chamo-me Geraldes Lino, sou português, de Lisboa, e tenho um blogue onde acabo de citar o talentoso Oswaldo Storni a propósito de um anúncio publicitário publicado no Almanaque do Tico-Tico de 1939.
    Se quiser ver clique por favor no link abaixo indicado
    http://divulgandobd.blogspot.pt/2016/08/pub-e-bd-anuncio-no-almanaque.html

    ResponderExcluir
  5. Como o link anteriormente indicado não ficou funcional, para visitar o blogue por favor escreva na internet o endereço

    http://divulgandobd.blogspot.pt

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geraldes, eu havia conseguido acessar, sim. Até postei um comentário lá na sua página...

      Excluir
  6. Parabéns pela postagem, Regina! Também sou autor e sou aficcionado pelo traço do Oswaldo Storni. Creio que é um dos nossos maiores ilustradores, ao lado do Edmundo Rodrigues e do Carlos Estêvão (este com uma insuperável veia humorística). Eu me lembro de uma coleção da Melhoramentos (Tesouro da Juventude) que trazia vários clássicos adaptados e enriquecidos pela pena do Storni. Além de toda a série do Francisco Marins, que eu também devorei na época, e cujas ilustrações vinham também assinadas por ele. Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos Augusto! Tive o prazer de conhecer o Marins e homenageá-lo na APL qdo fui coordenadora regional da AEILIJ SP. Meu marido, o ilustrador Gilberto Marchi fez lindas capas para vários livros dele e esculpiu seu busto em madeira. Se vc procurar no blog: gilbertomarchi.blogspot.com.br encontrará pelo menos uma das capas e o post com a escultura. Abração da Regina

      Excluir